terça-feira, 21 de setembro de 2021

A NATUREZA PEDE SOCORRO !!! INCÊNDIO NA SERRA DO CHUMBO, PERDE O CONTROLE E CONTINUA AVANÇANDO. COM DANOS IRREVERSÍVEIS AO MEIO AMBIENTE. A flora esta sendo destruída e a fauna completamente dizimada por tamanha irresponsabilidade.

 

                     
                        Incêndio Serra do Chumbo                                                        Incêndio Serra do Chumbo

Alerta total, incêndio na Serra do Chumbo perde controle e continua avançando, nesta segunda-feira, 20 de setembro, em trabalho conjunto Secretaria do Meio Ambiente de Jussara e Bombeiros da Cidade de Goiás, conseguem fazer trabalhos de combate e o mapeamento do fogo, seus focos e direcionamento.  

Ricardo Nascimento, Sec. do Meio Ambiente, fala sobre o desespero e da dimensão do alastre dos focos de incêndio, além de combater o fogo, fizeram a partir de imagens de drones o mapeamento,  no momento está na área do Álvaro Brum, indo nas direções de Fazenda Nova, Fazenda Bradesco, Fazenda Arraia, Evangelina, Indaiá, entre outras.

Informações do pessoal da região afirmam sobre o incêndio ter começado criminoso, por ordem de fazendeiro para atear fogo, mesmo com os avisos de proibida a ação.

Ricardo, salienta ainda: o desespero dos animais, sendo mortos, ou se pondo em retirada das partes incendiadas, a flora esta sendo destruída e a fauna completamente dizimada por tamanha irresponsabilidade. São momentos críticos que estamos enfrentando, com temperaturas jamais vistas na cidade de Jussara, precisamos de conscientização e principalmente ações em prol do meio ambiente.

Somente com a união dos proprietários das fazendas e dos sítios para do controle desta emergência. Fazer os trabalhos preventivos, com aterros e cortes podem auxiliar nesse processo, para isolar o fogo somente nas serras evitando que desça  para as propriedades, prevenção será o melhor combate. 

Cabe lembrar que a Secretaria do Meio Ambiente de Jussara, na pessoa do Sec. Ricardo Nascimento, já entrou em contato com a Secretaria do Meio Ambiente de Fazenda Nova, Com o Sr. Secretário Danilo, que já estão tomando as providência para a conscientização dos proprietários rurais da região, para onde o fogo está se direcionando.

E é claro não podemos deixar de falar sobre a equipe de Jussara, que estão se desdobrando entre um foco e outro para combater esses incêndios, equipe esta, que muitas vezes são voluntários em uma luta em prol de todos os moradores de nosso município, que podem não sofrer diretamente com os incêndios, mas tem seu ar contaminado pela fumaça, causando problemas respiratório, sem falar dos vitimados de COVID-19, que dificultam a sua recuperação.

Todos sofremos diretamente ou indiretamente com essas ações, faça sua parte, atear fogo é crime, mas a omissão, poderá acarretar em uma terra infértil, temperaturas altíssimas e um legado de deserto para seus entes queridos. 


                                                                     Incêndio Serra do Chumbo

                                        Incêndio Serra do Chumbo                                        Incêndio Serra do Chumbo
                                       Incêndio Serra do Chumbo                                        Incêndio Serra do Chumbo
                                         Incêndio Serra do Chumbo                                        Incêndio Serra do Chumbo
                                       Incêndio Serra do Chumbo                                        Incêndio Serra do Chumbo


      Marnei Gazineu

         CEO-MG3 Produtora
    Assessoria Comunicação Social

Um comentário: