quinta-feira, 10 de março de 2022

GOVERNO DE JUSSARA REALIZA EVENTO " MOMENTO MULHER", 12 HORAS COM PALESTRAS, ATENDIMENTO EM SAÚDE, CORTES DE CABELO E PENTEADOS, OFICINAS DE ARTESANATOS E MUITO MAIS. Evento das 06:00h ás 18:00h com vários atendimentos a população.




Nesta terça-feira, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, o Governo de Jussara realizou por intermédio das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, o Evento " Momento Mulher", onde foram oferecidos diversos serviços direcionados ao dia da mulher.

Foram oferecidos exames com: testagens: Sifilis, HIV, Hepatite B, aferição da pressão. Serviços em assistência a educação, corte de cabelo e penteado,   Oficina de Biscuit, Cantinho das Crianças (SMEC e Programa criança feliz), Cadastro Único, bingo e sorteios.

O início do evento, foi marcado pela leitura do poema " Toda Mulher", pela aluna Maria Carolina Spagnol Campos do 5º Ano da Escola Izaura Maria da Silva, logo após a palavra da Prefeita Maria Idali Bontempo, que salientou a força da mulher, principalmente as jussarenses que estão marcando presença no município. Logo, as palavras de convidados e vereadores. 
   Após todas as considerações, foi servido um grande café da manhã a todos e liberados os serviços a população.
    
    Cabe lembrar, que todo o serviço, antes da abertura oficial, foi brindado aos ouvintes músicas de vários repertórios, cantadas pelo cantor Maurício.
     
     Ao final do perído matutino foi encerrado com grande palestra sobre "Empoderamento Feminino", ministrada pela Drª Carolina Dias de Oliveira, além de sorteios e brindes com relação a temática da palestras.

    Além dos serviços citados acima, cabe lembrar que foram oferecidos: Cadastro e inscrições no Cadúnico, Programa Auxílio Brasil.

    No período vespertino foi dedicado ao embelezamento das mulheres jussarenses, onde foram feitos cortes e muitos penteados até as 18:00h.

  
Estiveram presentes, a Prefeita Maria Idali Bontempo, Kelly Cristina Secretária da Educação, Eliane Rebouça Secretária da Saúde, Maria Silvana, Secretária da Assistência Social, Ricardo Nascimento Secretário do Meio Ambiente, Wed. Victor Secretário de Obras e Transportes. E grande equipe, que não mediram esforços para o resultado do evento.

Da Câmara municipal, marcaram presença, o Presidente da Câmara, Clóves do Militão e os vereadores, Rock Lanny, Denis Costa, Chiquinho da Nova Jussara, Thiago Carvalhaes e Eliane Arrais.

Além de Representantes dos Bancos do Brasil Gerente Romeu Rossi Tavares, do Banco Sicoob Gerente Bruno de Ávila e o Gerente da Caixa Econômica 



Uma origem mundial para a data

A ideia de criar o Dia das mulheres surgiu entre o final do século XIX e o início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas feministas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto. Em 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhaga, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs a instituição de uma celebração anual das lutas pelos direitos das mulheres trabalhadoras,] sem contudo fixar uma data específica.

As celebrações do Dia Internacional das Mulheres ocorreram a partir de 1909 em diferentes dias de fevereiro e março, a depender do país. A primeira celebração deu-se a 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, seguida de manifestações e marchas em outros países europeus nos anos seguintes, usualmente durante a semana de comemorações da Comuna de Paris, no final de março. As manifestações uniam o movimento socialista, que lutava por igualdade de direitos econômicos, sociais e trabalhistas, ao movimento sufragista, que lutava por igualdade de direitos políticos.

No início de 1917, na Rússia, ocorreram manifestações de trabalhadoras por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Os protestos foram brutalmente reprimidos, precipitando o início da Revolução de 1917. A data da principal manifestação, 8 de março de 1917 (23 de fevereiro pelo calendário juliano), foi instituída como Dia Internacional da Mulher pelo movimento internacional socialista.

Na década de 1970, o ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_das_Mulheres


































         Marnei Gazineu

             CEO-MG Produtora
     Assessoria Comunicação Social






















































































































































































































 

Nenhum comentário:

Postar um comentário