terça-feira, 30 de agosto de 2022

ALFAMAIS GOIÁS: PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JUSSARA RECEBERAM SEGUNDA FORMAÇÃO DO PROGRAMA. O principal objetivo do curso é promover formação continuada dos profissionais que estão na alfabetização, para que crianças possam ter aprendizado com mais práticas pedagógicas aplicadas em sala de aula.

      

Realizou-se entre os dias 29 e 30 de agosto a capacitação do Programa Alfamais Segunda Formação. Programa é realizado em regime de colaboração entre Governo do Estado, Prefeitura de Jussara e Secretaria de Educação.

O Objetivo do Programa AlfaMais Goiás é reduzir os índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente entre crianças matriculadas nas redes públicas e assegurar a alfabetização completa das crianças na idade certa, até o 2º Ano do Ensino Fundamental, incluindo no programa um público de crianças de 1º e 2º Anos, em Jussara, a pedido da Secretária de Educação Kelly Cristina, FOI ACRESCIDO o 3º Ano, para a capacitação. Neste projeto, o intuito é fazer ações voltadas para formação de professores e práticas pedagógicas aplicadas em sala de aula.

A iniciativa é do Governo de Goiás, por meio da SEDUC. O Programa AlfaMais Goiás foi criado pela Lei Estadual nº 21.071, sancionada em 09 de agosto, a qual foi aderida pela Prefeitura Municipal de Jussara sob a Coordenação da Articuladora Kênia Paula de Oliveira e grande equipe, juntamente com os professores que trabalham com as turmas de 1º, 2º e 3º Anos.

Durante os dois dias, foram destacadas várias práticas pedagógicas, mas neste módulo específico, é o resgate histórico da infância, das histórias, das brincadeiras de cantigas de roda, versos, jogos, e tendo como bases referencias  escritores goianos, sobretudo aqueles que retratam o “cerrado”, com muito storyteling (a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias utilizando elementos específicos — personagem, ambiente, conflito, etc).

São ferramentas que auxiliam o professor(a), o contato da leitura e brincadeiras ao aluno, proporciona-lhe a paixão e o interesse, nessa etapa de 4 a 8 anos o programa consolida a alfabetização, resultando assim, alunos que não somente reproduzam e sim, escrevam com  significado e propriedade, dando ênfase em planejamento que atenda a necessidade de nossas crianças de acordo com o nível de alfabetização em que ela se encontra. Aprendendo e fazendo junto , professores, coordenadores, secretaria e principalmente o aluno que deve ser o principal artista diz a Coordenadora e Articuladora Kênia Paula.   

A Prefeita Maria Idali, prestigiou e cumprimentou todos os profissionais presentes e destacou que alfabetização é um dos principais pilares da educação, por este motivo  tem cada vez mais investido na educação, para que Jussara se torne referência no Estado.

Estiveram presentes prestigiando o evento a Prefeita Maria Idali, a Sec. de Educação Kelly Cristina, Renata Herwing Articuladora Regional, Secretária Tânia Rebouças, A profª e Filósofa Beth Duarte,  Carina Gomes Leal Formadora da Alfabetização, Silviane Aparecida de Carvalho Formadora Educação infantil, e é claro, não podemos deixar de citar grande equipe da Secretaria Municipal de Educação, dando respaldo e auxílio a programação toda.

link para todas as fotos da capacitação do Programa Alfamais Segunda Formação:https://photos.app.goo.gl/gxKrMjGdFGJKTfYs8


link para todas as fotos da 
capacitação do Programa Alfamais Segunda Formação:https://photos.app.goo.gl/gxKrMjGdFGJKTfYs8


           Marnei Gazineu

             CEO-MG3 Produtora
     Assessoria Comunicação Social
     @marnei.gazineu_estrategista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INAUGURAÇÃO DA PONTE OSVALDO DIVINO JOSÉ CARMO EM JUSSARA: UM MARCO NA GESTÃO INOVADORA DE PREFEITA IDALI BONTEMPO.

  Jussara, 19 de janeiro de 2024 - Na última sexta-feira, uma aura de celebração e realização envolveu a cidade de Jussara com a inauguração...