sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

I EXPOAFRO, PRIMEIRA EDIÇÃO DA EXPOAFRO JUSSARA - EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA DE HONRA A PERSONALIDADES AFROJUSSARENSES. Figuras contemporâneas que contribuiram para o desenvolvimento de Jussara.

 


Nesta última quarta-feira, 30 de novembro na cidade de Jussara foi realizada a I EXPOAFRO, primeira exposição de figuras contemporâneas e personalidades que fazem ou fizeram parte na vida de Jussara. O evento, idealizado pela Secretaria de Educação e Cultura e parceria com o Governo de Jussara, aconteceu na Associação dos Servidores Públicos de Jussara, onde reuniu desenhos, pinturas e gravuras dos pequenos artistas de várias escolas.

Com a ExpoAfro, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura reuniu as escolas das redes municipal, estadual e privada em uma exposição artística que homenageou cidadãos negros de Jussara (GO) que contribuíram para o desenvolvimento dos mais variados setores: educação, artes, economia, esporte, meio-ambiente, agropecuário, literário e muitos outros.

A EXPOAFRO teve como objetivo principal promover a conversação e valorização desses que fizeram a diferença, enfrentando todo tipo de adversidade e principalmente o preconceito. Primeiramente na proposta do projeto era a escolha da personalidade que estava inserida na comunidade, logo após em sala de aula os alunos poderiam entrevistar os participantes, sendo das perguntas mais simples sobre o que gostavam de comer até como enfrentaram as diversidades.

Enquanto a troca de conhecimentos era realizada, figuras retratando os participantes era realizadas. Logo após durante a semana foram feitas então as pinturas e feito o estudo de todas as informações coletadas.

No dia 30 então, foram expostas obras de desenho e pinturas realizadas. Além das exposições, o evento também ofereceu apresentações com a temática, e logo após, como uma feira, os visitantes passavam nos estandes conferindo as amostras e eram brindados com todas as informações dos homenageados.

Cada unidade de ensino escolheu uma personalidade negra de Jussara para honrar:

- A Escola Municipal Francisco Rodrigues Rebouças homenageou a senhora Vilma Maria da Silva Coimbra, a enfermeira Dindinha;

- A Escola Municipal Professora Dolores Martins homenageou o senhor Limírio Neves da Mota;

- A Escola Municipal Lourival de Oliveira Lobo homenageou o senhor Antônio Vale da Silva, conhecido como Maisena;

- O projeto AABB Comunidade homenageou a professora Maria Aparecida Rocha;

- O Colégio Decisão homenageou o professor Heleno Martins;

- A Escola Municipal Soraya Saiva Vilela homenageou o senhor Geraldo Furtado de Oliveira;

- E a Escola Municipal Izaura Maria da Silva homenageou a Irmã Eugeni.

 A ExpoAfro contou ainda com apresentações culturais e visitas do Colégio Estadual Jandira Ponciano dos Passos, do CEPI Dom Bosco e da Escola Estadual Gercina Borges Teixeira.

 A I EXPOAFRO contou com a participação da Prefeita Maria Idali, a Secretária de Educação e Cultura Kelly Cristina, e grande equipe da Secretaria, que não pouparam os trabalhos para que este grande evento brilha-se.

O evento foi um sucesso e deixou os visitantes com vontade de conhecer mais sobre as personalidades homenageadas e suas vivências.

 




Acompanhe toda nossa programação e não perca a próxima edição da EXPOAFRO!

LINK COM MAIS IMAGENS = I EXPOAFRO - JUSSARA



              Marnei Gazineu

             CEO-MG3 Produtora
     Assessoria Comunicação Social
     @marnei.gazineu_estrategista





Nenhum comentário:

Postar um comentário

INAUGURAÇÃO DA PONTE OSVALDO DIVINO JOSÉ CARMO EM JUSSARA: UM MARCO NA GESTÃO INOVADORA DE PREFEITA IDALI BONTEMPO.

  Jussara, 19 de janeiro de 2024 - Na última sexta-feira, uma aura de celebração e realização envolveu a cidade de Jussara com a inauguração...