quarta-feira, 26 de julho de 2023

JUSSARA SE DESTACA NA CRIAÇÃO DO (SIM) - CONSÓRCIO DE MUNICÍPIOS NO OESTE DE GOIÁS IMPLEMENTARÁ SISTEMA DE INSPEÇÃO MUNICIPAL PARA PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

No oeste de Goiás, nove municípios estão se unindo para implementar o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de produtos de origem animal por meio de um consórcio. Essa iniciativa inovadora busca compartilhar custos de manutenção e viabilizar a eficiente operação dos serviços de inspeção, beneficiando Jussara, Britânia, Faina, Fazenda Nova, Cidade de Goiás, Itapirapuã, Matrinchã, Novo Brasil e Santa Fé de Goiás. 

A busca por essa parceria teve início com o secretário de desenvolvimento econômico, indústria e comércio de Jussara, Sílvio Lopes, que buscou o apoio e consultoria do SEBRAE para a implantação do consórcio que engloba os nove municípios da região. O primeiro encontro, realizado na Cidade de Goiás, na terça-feira, 25/07, foi considerado um sucesso. 

Os palestrantes do SEBRAE, Andrey Azeredo, Jackson de Freitas e Flávio Vilhalba, destacaram a importância da criação do SIM por meio desse consórcio, apontando os benefícios de compartilhar recursos e conhecimentos entre os municípios. Um cronograma de ações foi traçado, com a expectativa de formalizar o SIM ainda no decorrer deste ano. 


O SIM é fundamental para regulamentar e garantir a qualidade dos produtos de origem animal produzidos e comercializados na região. No entanto, os pequenos municípios enfrentam desafios significativos para implantar e manter esse serviço de inspeção devido à escassez de recursos financeiros, materiais e de profissionais capacitados. 

Com o apoio do SEBRAE, as equipes técnicas dos municípios envolvidos receberão informações claras sobre os aspectos legais que regem o SIM, assim como orientações para a execução dos processos e procedimentos necessários. Além disso, serão disponibilizados modelos de formulários e instrumentos de gestão para o planejamento e operação do serviço de inspeção. 


A expectativa é que, ao final desse processo, os municípios e o consórcio estejam devidamente preparados, tanto do ponto de vista normativo quanto técnico, para gerir e operar o SIM. Com a implantação bem-sucedida desse sistema, a qualidade dos produtos de origem animal será assegurada, impulsionando o desenvolvimento econômico e industrial da região oeste de Goiás. 

Em resumo, essa iniciativa de gestão consorciada representa um passo importante na melhoria da inspeção dos produtos de origem animal na região, trazendo benefícios tanto para os produtores quanto para os consumidores, ao garantir produtos seguros e de qualidade no mercado local. 


Fonte: http://noticiasdejussara.blogspot.com/2023/07/jussara-e-outros-oito-municipios-terao.html?m=1








Marnei Gazineu -  CEO-MG3 Produtora - Assessoria Comunicação Social - @marnei.gazineu 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AÇÃO DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE EM PARCERIA COM A PREFEITURA E SANEAGO NO DIA MUNDIAL DA LIMPEZA DE RIOS E PRAIAS.

  Na terça-feira, 19 de setembro, uma iniciativa notável tomou forma nas margens do córrego "Molha Biscoito", no perímetro urbano ...