sexta-feira, 26 de agosto de 2022

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZOU ENCONTRO REGIONAL COM PROFISSIONAIS DO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS. Nesta terça-feira(23), reuniu profissionais de Jussara, Britânia, Fazenda nova, Itapirapuã, Matrinchã e Montes Claros com intuito de capacitação sobre o sistema SIPIA-CT.

 


O Governo de Jussara através da Secretaria de Assistência Social realizou nesta última terça-feira (23/08) o Encontro Regional com Profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, na cidade de Jussara, nas dependências da UEG. O objetivo do encontro foi promover: Reflexões, Atribuições, Competências e Treinamento Básico Sobre o Sistema de Informação para Infância e Adolescência – SIPIA-CT, além é claro da integração e o intercâmbio de experiências entre os profissionais envolvidos no processo de garantia de direitos.

Neste ato, foram reunidos profissionais das cidades de Jussara, Britânia, Fazenda nova, Itapirapuã, Matrinchã e Montes Claros, durante o evento, os palestrantes Bruno Silva Souza, Hélio Fogaça e Renilton Borges Santana, salientaram sobre a importância da alimentação do sistema, evitando assim lacunas na rede de proteção social no município. Além disso, os participantes puderam trocar experiências sobre as ações desenvolvidas em seus respectivos municípios.

Cabe lembrar que o SIPIA-CT é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Onde possui uma saída de dados agregados em nível municipal, estadual e nacional e se constitui em uma base única nacional para formulação de políticas públicas no setor.

A base do SIPIA-CT é o Conselho Tutelar, para o qual se dirigem de imediato as demandas sobre violação ou não atendimento aos direitos assegurados da criança e do adolescente.

Este sistema é utilizado pelos Conselheiros Tutelares e assistentes administrativos dos Conselhos Tutelares, Conselhos de direitos e demais operadores do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Estiveram presentes prestigiando o evento a Sec. de Assistência Social Maria Silvana, Bruno Silva Souza - Gerente de promoção dos direitos da criança e do adolescente do Governo de Goiás/SEDS/SUCAJ/GECA, Hélio Fogaça - Assistente Social e Secretário executivo do Conselho estadual dos direitos da criança e do adolescente de Goiás, Renilton Borges Santana - Assistente Social,  Mestre em Direitos Humanos e Coordenador técnico estadual do SIPIACT, além de grandes representantes e colaboradores do sistema.

A Secretaria de Assistência Social agradece a participação de todos e convida a todos para acompanhar as ações do órgão nas redes sociais. Siga-nos, para ficar por dentro de todas as novidades.






            Marnei Gazineu

             CEO-MG3 Produtora
     Assessoria Comunicação Social
     @marnei.gazineu_estrategista

Nenhum comentário:

Postar um comentário